Manifesto contra o “LOCKDOWN” no Estado do Paraná
segunda, 01 de março de 2021
Rolândia, 27 de janeiro de 2021.
A CACINP – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná, entidade que representa 30 associações comerciais e aproximadamente 6.500 empresários na região norte do estado, se manifesta contra o decreto estadual do Paraná publicado em 26 de fevereiro de 2021 – um lockdown – disfarçado.
Os empresários não podem pagar pela irresponsabilidade de parte da população que insiste em ignorar as medidas de prevenção. O setor produtivo vem trabalhando com responsabilidade, segurança e não é foco de contaminação.
O decreto estadual - novo lockdown, vai provocar desemprego e reduzir a renda das famílias. Alguns empreendimentos vão falir, pois já se encontram em situação de fragilidade devido à lenta recuperação dos fechamentos anteriores. Muitas famílias serão obrigadas a ficar em casa sem ter recursos para necessidades básicas.
A CACINP lamenta profundamente as mortes provocadas pela pandemia e ressalta que o lockdown não é a saída mais viável, pois abala a economia e contribui pouco para o combate ao vírus. Em muitos casos, prejudica mais do que ajuda.
Imunizar a população é uma medida emergencial e deve ser tratada como prioridade. Cabe ao Governo Federal e Estadual atuar com mais eficiência e agilidade para que a vacinação chegue o mais rápido possível a todos. Ainda, aumentar a quantidade de leitos hospitalares, intensificar a realização de testes e ter a certeza de que as pessoas infectadas cumpram a quarentena com a disciplina necessária.
Os comerciantes em geral, precisam continuar em funcionamento, contribuindo para a nossa sociedade com a responsabilidade e seriedade de sempre, aliada às medidas de combate a pandemia da COVID-19.
Enfim, acreditamos que saúde e economia devem caminhar lado a lado em situações de crise, sempre com responsabilidade e seriedade.
Cordialmente,
Fabiano Kazumiti Inoue
Presidente da Cacinp
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Galeria de Fotos